Mais buscados: mei SEI Credito Consultoria Boas Praticas
Depois de quatro anos trabalhando com a implementação da Lei Geral, o Sistema SEBRAE conseguiu reunir elementos que mostram a importância do protagonismo local para o desenvolvimento. Apenas quando os atores locais se envolvem nos processos é possível implementar mudanças e dar sustentabilidade às conquistas. Dos vários entes participantes desse processo, a gestão pública municipal é uma das mais importantes, por isso é necessário que ela se aproprie dos elementos disponíveis para transformar as políticas de desenvolvimento em prioridades.
A nova fase de trabalho do Sistema SEBRAE com a gestão pública municipal busca o fortalecimento de um conjunto de ações em prol dos pequenos negócios, considerados os propulsores do desenvolvimento local. Entende-se que o percurso para a mudança de cultura e de internalização dos processos é longo, mas é preciso enfatizar sua importância para que os avanços conquistados até aqui não sejam perdidos.
O conjunto de iniciativas propostas pelo Indicador de Políticas de Desenvolvimento Implantadas é uma ampliação dos benefícios tratados pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O indicador apresenta uma combinação de políticas e de ações que estão relacionadas à decisão municipal de transformar a realidade e a qualidade de seus ambientes de negócios.
Os eixos escolhidos estão relacionados ao resultado possível para os pequenos negócios proporcionado pela implantação de medidas pelas prefeituras. Foram escolhidos eixos relacionados a mercado, facilidade de relacionamento com o poder público, desburocratização, governança e planejamento. O desafio é fazer com que os empresários percebam as oportunidades existentes em seus municípios, entendam as regras impostas e identifiquem, na gestão pública, um importante aliado para seu desenvolvimento. Os quatro eixos (Atores do Desenvolvimento, Compras Públicas, RedeSimples e Sala do Empreendedor) foram escolhidos por serem partes importantes do ambiente de negócios, representarem pontos fundamentais para o empresário, serem de responsabilidade dos municípios e ampliarem as oportunidades de crescimento do empreendedorismo em todo país.
A intenção é mostrar a evolução do trabalho no ambiente de negócios municipal. Apresentar formas de ampliar os estímulos aos pequenos negócios se desenvolverem e, dessa maneira, alinhar ferramentas e estratégias que instiguem a maior participação na economia das empresas. Ao implementar os quatro eixos da Lei Geral que foram escolhidos pelo indicador anterior, os municípios conseguiram dar um passo na direção de fomentar o investimento dos pequenos negócios.
Municípios 2016 (*Ações em andamento)
Ambiente de Negócios
O Agente de Desenvolvimento como elo entre administração pública e empresários
SAIBA MAISNotícias
11 de Maio de 2020Sebrae e Petrobras divulgam edital de R$10 milhões para financiamento a startups
SAIBA MAIS08 de Maio de 2020
Decretos, Normas e Leis que podem impactar os Empreendedores em tempos de Coronavírus
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
Fique atento com mensagens enganosas de oferta de emprego
Tendências para o varejo são apresentadas na NRF 2022
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.