Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Compras conjuntas ajudam pequenos negócios do agronegócio a economizar

atualizado em: 08/11/12

Da Redação

COMPARTILHE
 

Sebrae/RS capacitou produtores de leite de São Pedro do Sul na metodologia e resultados começam a aparecer 

Da Redação
Depois de passarem por 20 horas de capacitação sobre compras conjuntas, micro e pequenas empresas (MPEs) produtoras de leite do município de São Pedro do Sul apostam na união para diminuir custos e aumentar as vantagens diante do mercado. A iniciativa é do Programa Juntos para Competir, uma parceria entre Sebrae/RS, Senar-RS e Farsul. 
 
Ao aderirem à compra conjunta, os negócios só têm benefícios. Segundo a gestora do projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, Lidiane Soldatti, essa metodologia permite, através do aumento do volume de mercadoria, diminuição do preço de custo, maior prazo para pagamento, ampliação da rede de contatos e aumento da competitividade. Durante a oficina em São Pedro do Sul, que encerrou dia 22 de outubro, as MPEs participantes realizaram uma compra experimental: “o grupo optou pela obtenção de sal mineral conseguindo negociar um valor 15% menor”, completa Lidiane. 
 
No entanto, mesmo com o término da qualificação, as compras em conjunto não acabaram. O sucesso da primeira ação motivou o grupo de produtores a planejar a próxima aquisição. Proprietário de uma produtora de leite há três anos, Elio Naetzold já passou por diversas atividades do Sebrae/RS. Entre elas, capacitações sobre produção leiteira, custos de produção, além de visitas técnicas e dias de campo. Desde o fim das orientações sobre esse tipo de compra, o microempresário se reúne com um grupo de empreendedores – também capacitados pelo Sebrae/RS – para pesquisar ofertas, trocar ideias e, como consequência, obter produtos e serviços de forma econômica: “Nos encontramos no dia 5 de novembro e, como a reunião teve ótimos resultados, vamos começar a nos planejar mensalmente. A próxima compra acontece dia 3 de dezembro”, afirma o empresário.
 
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, promover atividades que ajudam o setor da produção de leite auxilia, também, a economia do país. “Considerado o terceiro maior produtor de leite do mundo, o Brasil precisa manter os bons resultados. Para isso, o Sebrae/RS faz questão de criar oportunidades para que as empresas do segmento possam aperfeiçoar suas condições”, ressalta.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Maio de 2020

Sebrae e Petrobras divulgam edital de R$10 milhões para financiamento a startups

SAIBA MAIS

 

08 de Maio de 2020

Decretos, Normas e Leis que podem impactar os Empreendedores em tempos de Coronavírus

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/03/2022 14:37

Fique atento com mensagens enganosas de oferta de emprego

Sebrae RS Podcast 03/02/2022 16:30

Tendências para o varejo são apresentadas na NRF 2022

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: